Blog

Energia Solar: investimento que vale a pena

02/03/2021

Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) são a prova disso: no primeiro semestre de 2020, foram realizadas 83.235 novas instalações em território brasileiro, número que representa 90% a mais do que o mesmo período do ano passado. Mas, mesmo com todo esse crescimento, ainda há quem se pergunte se o sistema fotovoltaico é mesmo um investimento viável financeiramente. A resposta é SIM e a CES irá te mostrar alguns dos principais motivos agora!

 

Para todo os lugares

Instalar placas fotovoltaicas é a melhor alternativa seja para o agronegócio, a indústria, o comércio, casas, ou até mesmo apartamentos. O sistema pode ser aplicado em qualquer espaço, independente de ser individual, compartilhado ou de uso comum. Além disso, a região geográfica também não é um impedimento.

Isso porque a instalação de painéis solares leva em conta todas as variáveis como clima, área total e média de consumo para entregar um um projeto técnico personalizado para cada necessidade. Dessa forma, o sistema irá produzir o suficiente para suprir a demanda de energia mensal e gerar economia, evitando surpresas indesejadas na tarifa de luz.

 

Economia imediata

Este ponto é, com certeza, o que chama mais a atenção e torna a energia fotovoltaica tão vantajosa. Logo no primeiro mês, a tarifa de energia já mostra uma redução significante.

Com o uso das placas solares, o ambiente deixa de consumir energia da rede distribuidora. A partir daí, você está livre da inflação sobre o valor do seu consumo, que cada vez mais aumenta no Brasil diante da crise das usinas elétricas. Assim, a redução total da conta de luz pode chegar a até 95%, e só não zerar devido a taxa obrigatória de disponibilidade de uso de rede.

 

Mais sustentabilidade

Os benefícios financeiros gerados pelo sistema fotovoltaico não são a única vantagem. Para o meio ambiente, essa é a maneira mais sustentável de produzir energia.

A luz do sol é a maior fonte de energia limpa e renovável do mundo. Ao utilizar esse sistema, você deixa de contribuir para o avanço do aquecimento global uma vez que sua energia deixa de se utilizar de recursos naturais finitos e passa a ser produzida sem nenhuma emissão de gases poluentes.

 

Retorno em 5 anos

Ainda está em dúvida se a energia solar vale a pena? Calma que deixamos a cereja do bolo por último: o sistema de energia solar fotovoltaico é muito duradouro e tem retorno total em pouquíssimo tempo!

A vida útil de um painel solar fica entre 25 e 30 anos e o payback desse investimento acontece em média em até 5 anos. Dessa forma, o valor total é quitado em praticamente 1/3 do tempo de utilização e você acumula mais energia para investir em novos projetos para sua vida.

Ainda tem dúvidas sobre painéis solares ou quer realizar a simulação de financiamento? Entre em contato com a gente!