Blog

Conheça os benefícios da energia fotovoltaica na agricultura

26/02/2020
No meio rural, a energia elétrica é usada  intensamente para facilitar os processos de produção agrícola. Com isso, a conta de luz pode acabar sendo um grande problema, comprometendo a lucratividade do produtor. Uma forma de reduzir os custos com a energia e melhorar o rendimento é a utilização de painéis de energia fotovoltaica, que possibilitam a captação da luz solar a transformando em energia elétrica para uso no campo ou na cidade. 

Conheça algumas vantagens desse sistema:

Economia 
Um dos principais benefícios da instalação dos painéis de energia fotovoltaica é, sem dúvida, a economia. Muitas pessoas acreditam que os painéis servem somente para gerar energia para dentro de casa, mas na verdade pode servir também para bombeamento de água, irrigação, estufas de secagem de fumo e grãos, entre outros. Com esse sistema alternativo de energia, a economia com a conta de luz pode chegar até 95%, mesmo nos períodos de maior demanda.

Autonomia
Outro ponto muito positivo para quem vive no campo é a independência das concessionárias de energia. Os geradores de energia fotovoltaica produzem energia exclusivamente da incidência de raios solares e também, quando adicionadas baterias de armazenamento, podem ser utilizadas a noite ou em quando falta energia elétrica. Dessa forma, é anulada o risco de perdas de produção por instabilidades na rede elétrica local.

Sustentabilidade
As tecnologias da agricultura avançaram muito nos últimos anos, facilitando o trabalho dos produtores. No entanto, esse avanço muitas vezes também representa uma maior emissão de gases de efeito estufa através da produção intensa de energia não renovável. Ao utilizar a energia fotovoltaica o impacto ambiental é minimizado, uma vez que os painéis solares geram energia limpa sem gases poluentes.