Limpa, renovável e inesgotável, a energia solar fotovoltaica oferece diversos benefícios financeiros e sustentáveis. No entanto, muitas pessoas ainda têm receio de adquirir essa tecnologia e ficar refém de manutenções frequentes.
Nesta publicação, vamos explicar porque a manutenção não é uma grande preocupação dos usuários ao longo da vida útil do sistema de energia solar fotovoltaica. A higienização correta pode aumentar a vida útil das placas e pode ser realizada pelo próprio proprietário de forma simples.
Com baixa frequência, estima-se que os gastos com esse tipo de cuidado são de cerca de 0,5% do custo inicial do equipamento. Um valor inexpressivo se comparado ao retorno do investimento e da economia proporcionada pela energia solar em cerca de 25 anos.
Importância da higienização correta
Especialistas indicam que a sujeira é um dos principais fatores que afetam a produção de energia dos painéis solares. Por isso, é preciso ficar atento ao acúmulo de impurezas na estrutura, como poluição, poeira e até mesmo fezes de passarinhos.
Em grandes cidades com altos índices de poluição ou em localidades onde chove pouco, a perda de energia pode ficar entre 25% e 30% de acordo com o Laboratório Nacional de Energias Renováveis dos Estados Unidos (NREL).
Apesar disso, esse é um problema fácil de ser corrigido e também de ser evitado com a higienização correta.
Quando realizar a manutenção
Os painéis solares são projetados para realizar uma auto limpeza com a chuva, graças a instalação feita com uma inclinação de 10 graus a 15 graus que permite que o impacto da água e o escorrimento retire a sujeira.
Ainda assim, é indicado que a limpeza seja feita pelo menos uma vez ao ano. No entanto, a frequência dessa manutenção pode variar conforme a exposição a impurezas. Por exemplo, em lugares com muita poeira e pouca chuva, pode ser necessário uma higienização semestral.
A principal dica para nunca errar na frequência é monitorar a performance do sistema fotovoltaico junto da empresa responsável. Se o desempenho for menor, a manutenção é recomendada independente da última vez que foi realizado esse procedimento.
Como limpar os painéis solares
O processo de limpeza é simples e qualquer um pode realizar sem grandes problemas desde que siga as recomendações de segurança necessárias.
A manutenção só deve ser realizada com o sistema fotovoltaico desligado a fim de evitar acidentes. Além disso, é aconselhável nunca subir no telhado por conta própria e/ou sem os equipamentos de proteção adequados.
Para a limpeza que a água da chuva não conseguiu realizar, apenas água e uma esponja macia (que não tenha a parte áspera) já são o suficiente. É importante não utilizar objetos metálicos ou produtos abrasivos para remover a sujeira.
O manuseio dos equipamentos devem ser feitos com cuidado, esfregando com movimentos regulares, pois arranhões podem afetar o desempenho e a segurança de todo o sistema.
Nesse momento, também é recomendado cuidar do aspecto das placas, a fim de identificar arranhões, manchas, rachaduras ou indícios de quebra.
Acima de tudo, em caso de dúvidas, é sempre bom perguntar ao instalador como proceder. A CES Equipamentos Agrícolas e Energia Solar está ao lado do consumidor em todas as etapas para garantir o máximo proveito do sol na vida de todos!